Boa Photo!

Até alguns anos atrás, fotografar era um hobby caro, um luxo para poucos. Além do alto preço das câmeras, ainda tínhamos que gastar com filme e revelação. Usávamos apenas umas 5 poses de um filme (com, no máximo, 36) para registrar um evento e o resto guardávamos para uma próxima oportunidade. Nada de desperdiçar filme fotografando o mosquito, a parede ou o pé.

Naquela época, eu não entendia bulhufas do processo fotográfico, e tudo se resumia em comprar o filme, colocar na câmera, apontar para o objeto que eu queria captar e apertar o botão de disparo. Muitas fotos queimavam, saíam tortas, fora de foco, cortando a cabeça das pessoas... E eu não entendia o porquê nem o que fazer para consertar.

Enquanto estava na faculdade, me interessei bastante pelo mundo da fotografia. Fiz o curso, trabalhei no laboratório da faculdade, arrumei alguns empregos no ramo e comecei a fotografar profissionalmente. Foi bem na época em que as câmeras digitais estavam começando a pipocar no mercado, a um preço cada vez mais baixo.

Acompanhei essa transição e até fiz uma monografia no final da graduação sobre o advento da fotografia digital, as mudanças que estavam ocorrendo, fotologs e afins. Durante essa pesquisa aprendi coisas que hoje é fácil observar: as câmeras a preços cada vez mais baixos possibilitaram que mais pessoas pudessem fotografar e, porque não estamos mais limitados a um filme de 36 poses, todo mundo começou a fotografar mais. Isso sem contar que a internet foi uma mão na roda para que pudéssemos mostrar nossas fotos para todo mundo sem sermos obrigados a gastar mais dinheiro com filme e revelação.

Todas essas facilidades, no entanto, não ajudaram as pessoas a fotografar de outro modo, porque elas já estavam viciadas com o jeito de fotografar de antigamente: apontar e disparar. Foi nesse intuito que criei esse blog, para ajudar as pessoas comuns, com suas câmeras comuns, a fotografarem de um jeito mais artístico, mais profissional, utilizando ao máximo tudo que as câmeras de hoje em dia trazem de importante e muita gente nem sabe.

Não é todo mundo que pode pagar um curso de fotografia. E esse blog não tem a pretensão de ser um curso, mas um conjunto de dicas, tutoriais passo-a-passo, edição no photoshop e outras coisas que podem ajudar você a fazer fotos profissionais com sua câmera amadora.

Boa foto!
=)

1 comentários:

Unknown disse...

teste de comentário.