Se surgir alguma palavra técnica que você não saiba o significado, ou se você não conseguiu entender algum dos termos explicados acima, entre em contato.
CONTRALUZ: Quando a luz está atrás do objeto fotografado e, portanto, de frente para você. O objeto (ou pessoa) tende a ficar completamente escuro, formando apenas a silhueta. Pode ser corrigido com o uso do flash, caso não seja intencional. Na foto abaixo, vemos um exemplo de contraluz onde não foi utilizado o flash.
DIAFRAGMA: Já percebeu como a íris de nossos olhos se fecha quando estamos em ambiente com muita luz e fica bem grande quando estamos em um local mais escuro? O diafragma da câmera funciona da mesma forma: a abertura se ajusta de acordo com a quantidade de luz a ser recebida no filme ou sensor da máquina. Na imagem abaixo vemos, à esquerda, um diafragma mais fechado, o que indica uma situação com muita luz e, à direita, um que deixa entrar muita luz na câmera - provavelmente porque o ambiente está escuro.
DSLR:
EXPOSIÇÃO: É o equilíbrio na quantidade de luz para uma imagem. Para conseguirmos equilibrar a luz, fazemos uma fotometragem, ou seja, a medição da quantidade de luz que a câmera vai receber para gravar a foto. Uma foto escura é chamada de subexposta e uma muito clara é chamada superexposta.
FLASH: Fonte de luz artificial que usamos para iluminar uma cena ou complementar uma luz que já exista no ambiente. Em muitos modelos de câmera já existe um flash embutido, em outros, é necessário adquiri-lo em separado.
FOCO: A parte nítida da foto.
FORMATO (ARQUIVO): As câmeras digitais trabalham com, principalmente, dois formatos de arquivo: JPG e RAW.
FORMATO (IMAGEM): A maioria das câmeras digitais caseiras trabalha com um formato de imagem com proporções 4:3. Isso significa que a fotografia é um pouco mais quadrada, na mesma proporção que a tela dos computadores ou da TV. Algumas câmeras possuem a opção de proporção 3:2, que é a mesma dos filmes de 35mm, utilizados nas câmeras analógicas, ou seja, um pouco mais retangulares. Alguns formatos de ampliações não condizem com o formato da imagem em proporções 4:3, como o mais popular (10x15 cm). Por essa razão, a imagem sempre será cortada dos lados para que "caiba" no papel.
GRANDE ANGULAR: É o tipo de objetiva (lente) com o ângulo mais aberto, onde conseguimos enquadrar uma maior área na foto.
ISO /ASA: É a sensibilidade do filme / sensor da câmera, ou o tanto que ele é capaz de "enxergar" a luz. Quanto mais alto o número do ISO, maior é a capacidade dele enxergar a luminosidade, porém, perde-se um pouco a qualidade da imagem.
MACRO: Uma lente que nos permite aproximar bastante a câmera do objeto, sem que percamos o foco da imagem É ideal para fotografar flores, insetos, ou pequenos objetos de bastante perto. Muitas câmeras digitais caseiras possuem uma função "macro", indicada por um ícone de flor.
MEGAPIXEL:
OBJETIVA: É a lente da câmera. Pode ser grande angular, normal, tele-objetiva ou zoom. Muitas câmeras digitais caseiras possuem objetiva zoom, onde é possível ir de uma mini grande angular até uma mini tele-objetiva.
OBTURADOR: Pode ser comparado às nossas pálpebras, que piscam mais rapidamente quando existe muita luz no ambiente. O obturador regula quanto tempo a luz fica atingindo o filme / sensor da câmera, trabalhando junto com o diafragma. Se existe luz suficiente, o obturador abre e fecha rapidamente, e a imagem captada fica congelada. Quando está escuro ou queremos dar um efeito de movimento à foto, o obturador abre e demora um pouco a fechar, por isso a imagem fica tremida ou com "rastros" de luz e movimento.
PROFUNDIDADE DE CAMPO: É a quantidade de planos que estão focados na foto. Imagine que você está fotografando várias pessoas e elas estão uma atrás da outra. Provavelmente você não conseguirá que o rosto de todas as pessoas fique focado, porque sua câmera não permite uma grande profundidade de campo nessa situação. O esquema abaixo foi retirado do livro Escola de Fotografia, de José Antônio Ramalho e Vitché Palacin, e explica a relação da profundidade de campo com o diafragma da câmera. Quanto mais fechado o diafragma, maior é a profundidade de campo, ou seja, mais planos focados na imagem.
Mas lembre-se que para um diafragma mais fechado, é necessário mais luz no ambiente ou uma velocidade de obturador menor. Procure exercícios sobre isso e você irá entender melhor na prática.
RAW: É o formato "cru" da imagem, antes que a câmera o transforme em JPG. Algumas câmeras permitem que você tenha acesso ao arquivo RAW da imagem, outras te entregam apenas o convertido em JPG.
SLOW SYNC: Quando fotografamos à noite usando flash, o primeiro plano (o rosto da pessoa, no caso de uma retrato), fica bem exposto à luz, mas o fundo fica completamente escuro. Alguns modelos de câmera possuem o modo chamado Slow Sync, ou Sincronização Lenta, que permite que o obturador mantenha o diafragma aberto por mais um tempinho depois que o flash dispara, para que o fundo da imagem possa ser registrado. Se for usar esse modo, peça À pessoa fotografada para não se mover por alguns instantes antes e depois do flash disparar. É possível que a foto saia tremida e, por isso, é recomendável o uso de um tripé ou apoie a máquina em um lugar firme.
TELE-OBJETIVA: A lente que permite fotografar objetos que estão distantes, fazendo-os parecer próximos. Nas câmeras caseiras, basta puxar o zoom ao máximo para se ter um efeito parecido com o da tele-objetiva.
WHITE BALANCE: É o balanço de branco, ou seja, o ajuste da temperatura e cor da luz recebida pela câmera. Muitas câmeras automáticas possuem um ajuste de white balance também automático. Quando isso não acontece, vemos o que se chama de "aberração cromática": o sensor da câmera não está de acordo com a fonte de luz - como quando tiramos fotos dentro de casa sem flash e a imagem sai um pouco alaranjada. Nas câmeras que permitem o ajuste manual, ele é possível colocando um objeto branco (uma folha de papel, por exemplo), diante da câmera para que ela "enxergue" como o branco reflete a luz na cena.
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