Como escolher uma câmera digital

Tirar foto é fácil. As câmeras de hoje em dia possuem modos automáticos que fazem quase tudo por você: só é preciso ligar, apontar e disparar - quase como um tiro!
Porém, freqüentemente, a qualidade das fotos é bastante frustrante, e isso se dá ao fato que para se obter uma boa fotografia é importante ter um bom equipamento; mas não se pode esquecer que é primordial uma boa técnica. Afinal, estamos lidando com uma máquina.
Fotografar significa, literalmente, escrever com luz, em grego. Como em qualquer tipo de escrita, grande parte do trabalho está reservada ao autor. Ou você acha que para escrever bem é necessário uma Montblanc e não uma BIC? Em outras palavras, não dá pra fazer milagre com uma câmera fuleira, mas não é garantia que uma máquina sofisticada irá fazer boas fotos se você não souber manejá-la.

DICAS SOBRE CÂMERAS DIGITAIS CASEIRAS

Estou supondo que grande parte dos leitores do BOA PHOTO não podem se dar ao luxo de ter várias câmeras, uma para cada tipo de fotografia que irá fazer. Portanto, vou dar algumas dicas de como conseguir uma câmera que atenda à maior parte das situações comuns: retratos e paisagens. Para essas duas situações, ainda existem uma série de variáveis, como: fotos em interior ou exterior, durante o dia ou a noite, com ou sem flash, e por aí vai.

Vamos às dicas:

* MEGAPIXELS: Não caia na tentação oferecida por vendedores que insitem em vender determinado modelo que faz fotos com mais de 5 megapixels, a não ser que você vá fazer mega-ampliações. 5mpx são mais que suficientes para boas ampliações de até 20x25cm.
Fuja também das câmeras que oferecem "x" megapixels interpolados. Isso significa que, ao serem impressas, suas imagens não terão qualidade boa. Uma imagem interpolada significa que cada pixel (a menor unidade de informação da foto) é duplicado, o que pode fazer com que ela dobre de tamanho, mas perca metade da nitidez.

* LANÇAMENTOS: As câmeras top de linha de cada marca são, naturalmente, mais caras que as outras, mas não necessariamente melhores. Muitas vezes possuem os mesmos recursos de uma um pouco mais antiga, mas custam o dobro do preço. E pode ter certeza que o modelo mais novo de hoje será substituído por outro semana que vem.

* RECURSOS: Alguns recursos da câmera são legais de serem observados na hora da compra:
- ZOOM: prefira o zoom óptico ao digital, pois o primeiro significa que a lente da câmera permite selecionar um objeto que está distante da câmera sem que se perca a qualidade da imagem. Existe uma técnica para se fazer boas fotos com zoom, e também alguns efeitos especiais, mas isso será abordado em outra oportunidade.
- FLASH: se você deseja fotos em ambientes escuros, é indispensável o uso do flash, mas leia nas especificações da câmera sobre o alcance do modelo em vista para não se decepcionar com fotos escuras depois. Se você quer fazer fotos noturnas sem o uso do flash, precisa averiguar se a máquina possui ajuste do obturador ou opção de fotografia sem flash. Você pode verificar também se o modelo tem a lente "luminosa", o que significa observar qual a abertura máxima do diafragma. Isso pode estar escrito na própria lente ou nas especificações técnicas.
- EFEITOS: para conseguir alguns efeitos especiais, como bater duas fotos sobrepostas, é necessário o recurso "dupla exposição", mas ele é facilmente obtido com um programa de edição de imagens, como o Photoshop. Na verdade, praticamente todos os efeitos possíveis de se fazer na câmera são possíveis de se fazer no Photoshop, como preto-e-branco e sépia, não sendo necessário utilizar esses recursos da câmera, caso você disponha do editor.

* FOCAGEM: Quase todas as câmeras vendidas hoje possuem auto-foto, mas pouca gente sabe como usá-lo a seu favor. Em breve estará disponível uma mini-aula sobre focagem, auto-foco, profundidade de campo e foco seletivo. Não perca!

* ASSISTÊNCIA TÉCNICA: quando for escolher sua marca/modelo de câmera, considere se existe assistência técnica de fácil acesso. A não ser que você viaje para o exterior muito freqüentemente, prefira comprar uma câmera em território nacional - mesmo sendo mais caro - e conte com assistência técnica local.

* CARTÕES DE MEMÓRIA: Os tipos mais comuns são SD, xSD e Compact Flash. As câmeras da Sony possuem um tamanho específico da marca para os cartões dela. Prefira marcas de cartão de memória mais conhecidas como Sandisk, Lexar, etc, pois o risco de perda de dados é menor. Quanto à capacidade, é preferível ter mais de um cartão de capacidade média (1 ou 2 Gb) do que apenas um com capacidade grande (4 ou mais gigas). Pode acontecer de algum cartão queimar e, antes 1Gb na mão do que 4Gb voando, não é mesmo?

-----

EDITANDO***

Não deixe de ver o artigo do Daniel Gomes: O que realmente faz diferença em uma boa câmera digital. São dicas excelentes.


0 comentários: